Palavra do Presidente

Na nossa compreensão, o propósito da integração dos entes da Federação brasileira, bem como o espírito de cooperação para o atingimento de objetivos comuns estão instrumentalizados na mais importante compilação de intenções jurídicas: a Carta Política de 1988, que constitui deveres do Estado e direitos dos seus cidadãos.

Emanados de uma conformação política, administrativa e jurídica, nos orientamos em objetivos comuns, que orbitam nas necessidades coletivas dos nossos administrados munícipes rondonienses.

Para tanto, inspirados nesse federalismo cooperativista concebido pelo legislador constituinte, resolvemos, por leis estatual e municipais, engendrar o maior e mais eficiente arranjo administrativo de competências públicas da Região Norte do País, estatuindo o Consórcio Interfederativo de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CINDERONDÔNIA).

Ouso afirmar com veemência que, desde a sua elevação ao status de Estado-Membro da Federação do Brasil, em 1981, Rondônia registra um marcante fato em sua História, que é a concertação de 22 Chefes de Poderes Executivos Municipais e o Estadual, que subscreveram um Protocolo de Intenções multifinalitário de um consórcio público.

Notadamente relevante nesse processo é a aprovação dessas leis pelos Parlamentos locais e Assembleia Legislativa, ratificando essa medida.

Nós, Prefeitos e Governador, ladeados de secretários, técnicos, vereadores e deputados, somos sabedores das carências do nosso amado estado, bem como estamos conscientes do seu potencial e vocação para o desenvolvimento, de sorte que a presente iniciativa institucional é um modelo de governança em âmbito nacional.

Desde o findar do exercício administrativo de 2022 e curso de 2023, estamos executando 62 ações programáticas, dentro dos eixos temáticos de atuação previamente definidos em assembleias com todos os entes consorciados.

Oportunamente, de forma detalhada, tais medidas compõem nosso Plano de Ação, que em resumo deverá resultar em ganhos extraordinários aos entes consorciados municípios e estado de Rondônia.

Este consórcio nasce grande tanto quanto é a nossa vontade de superarmos entraves burocráticos, demandas por infraestruturas, tecnologia entre outros.

O CINDERONDÔNIA abriga o anseio comum de dezenas de municípios e do estado, que poderão obter vantagens com desempenho exímio no apoiamento técnico, elaboração e execução de projetos e fortificação da estrutura de entrega de serviços realizada por pessoal focado nos resultados coletivos.

Em nome de todos os representantes dos entes consorciados, desejo boas-vindas e reafirmo o compromisso da atual Diretoria deste CINDERONDÔNIA com a implementação das soluções administrativas protocolares.

Porto Velho, janeiro de 2023.

ARISMAR ARAÚJO DE LIMA
Presidente do CINDERONDÔNIA e Prefeito de Pimenta Bueno/RO